Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Criança, a Alma do Negócio

Todos os dias ao nos depararmos com algum meio de comunicação, seja ele televisivo ou jornalístico, iremos em algum momento encontrar uma certa propaganda que contém crianças, sendo este o objetivo de chamar a atenção. Tal propaganda irá demonstrar um produto, ao ser assistido por crianças elas serão influenciadas pelo consumismo (todos em volta dele por isso já instruídos a ele). Ao ser influenciada por tal produto, a criança que em um grupo não tiver este produto será no caso “ultrapassada” em relação a aquelas crianças neste grupo que o tem.
Observamos que crianças altamente influenciadas por este consumismo, sendo instruída nesta forma irão desconhecer o que está fora dele assim o desvalorizando. Temos o exemplo da influencia alimentícia no consumismo em que produtos fabricados como, salgados, bolacha recheada, diversos são os únicos valorizados pela criança e levando em conta que estes produtos alimentícios nada têm de saudável são extremamente pobres quando o assunto sobre eles é a área da saúde. Apresentando tal característica, os produtos desvalorizados quando mostrados a uma criançada altamente influenciada pelo consumismo, serão desconhecidos e por isso dificilmente serão identificados por ela. Na maioria das vezes são produtos essenciais e saudáveis, legumes e frutas são alguns deles. O consumismo não tem barreiras assim sendo levado a diversas categorias não apenas a especificas, mas se encontra principalmente nos produtos que necessitamos mais. A criança consumista não abre mão de um produto que goste principalmente quando mostrado a ela por amigos ou pela mídia, seja o indiferente o preço, ela tentará meios de consegui-lo, mas que em grande parte de tudo, falta apenas os pais dizerem um não e explicar o motivo dele, mas há uma grande dificuldade. Infelizmente nem os pais desta criança que foi influenciada, sabem demonstrar um bloqueio nesta atitude consumista apresentada por ela, talvez pelo motivo que foi dos pais que a criança aprendeu tal atitude. Sabendo a influencia que fazem nesta comunidade jovem, os “produtores” usam as crianças como uma forma de demonstrar umas as outras que o produto adquirido (seja ele um acessório, roupa) poderá mudar a atitude das crianças. Dependendo da forma apresentada na mídia esta atitude pode variar para um jeito de andar novo ou até formas de expressão. Em outras palavras, as crianças não decidem mais o que fazer, são apenas impulsionadas pela mídia. A criança consome, utiliza aquilo que está na mídia. Com tudo isto ao redor dela, a criança é desestimulada a ter uma infância e passa a ter desde um estagio inicial da vida a característica do consumismo influenciado, e ao mesmo tempo a demonstrar uma característica adulta muito antes do que o normal.