Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Novos Consumidores

“Mãe um sentido na vida de um ser”, por que será que um dos lugares em que os jovens mais gostam de estar são os shoppings e as lojas? Um fato que me leva a perceber uma forte influencia da mãe nessa projeção, porque é através desta que eles se adaptam a cada dia, ou seja, se mãe costuma freqüentar lojas e shopping e consecutivamente leva seu filho junto dês de pequeno (um fato que ocorre inúmeras vezes e que nos passa despercebido), ela que muitas vezes sem saber está influenciando uma infância menos comunicativa e mais tecnológica, levando essa criança futuramente a um jovem refém do consumismo exagerado. Os jovens estão sempre falando de liberdade sendo que boa parte destes se sentem livres dentro de casa, quando na verdade estão reféns da tecnologia,reféns de um consumismo que afeta diretamente o seu modo de pensar o seu modo de agir na sociedade, uma geração consumista. Porque Será que a casa é considerada pelos jovens o local no qual mais gostam de estar na cidade? Será que é porque se tem mais segurança em casa do que em qualquer outro lugar, sendo que em qualquer lugar estaremos correndo riscos, tudo gira em torno de uma casa, para um jovem, onde ele vai estar mais perto da internet, do celular, da televisão, do radio, das suas coisas que realmente interessam, não dando a mínima pro mundo fora das “paredes de sua casa”, sem pensar que há um grande consumismo dentro da sua própria casa, através do uso desses aparelhos, ou seja, não é só quando se está shopping comprando que significa consumir,estar em casa utilizando dos recursos eletrônicos também é uma forma de consumismo,uma forma muito grande de se consumir, porque cada vez mais cedo estão se formando “jovens tecnológicos”. “A necessidade de informação corre nas veias de um corpo consumidor de mídia”. Sem que a gente perceba, estamos virando “robôs humanos”, reféns tecnológicos, dependentes da funcionalidade e do multiuso dos aparelhos. Jovens conhecem mais shoppings, bares, locais de festas, do que a própria cidade e quando um jovem sai para a “descoberta” da sua cidade, se vê perplexo e se consolida um prezo as grades de lugares fechados onde costuma freqüentar, a quantidade de informação e novas pessoas que podem conhecer numa saída pela cidade para ampliar seus horizontes é insignificante para uma pessoa que só vive naquele “mundo” amigos – casa – shopping - festas, o jovem está se tornando cada vez menos aventureiro, preferindo cada vez mais lugares fechados. “A campanha publicitária mexe com o pensamento evolutivo de uma pessoa”. No momento em que o jovem sabe o objetivo da campanha publicitária e assim mesmo cai nas graças de uma “boa propaganda” na verdade ele não entendeu aonde realmente a propaganda quer chegar, no momento em que ele entra nas armadilhas ocultas da propaganda ele acaba mostrando que é consumista. “Ataques de meteoros publicitários” são constantes na vida de um jovem, porém estes “ataques” fazem com que o jovem seja influenciado a trilhar uma forma de vida ligada ao consumismo. “A mídia, a publicidade, a tecnologia e o consumismo são uma massagem na qual estamos constantemente sendo acariciados, manipulados, ajustados e manobrados”.