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domingo, 16 de maio de 2010

A Alma do Negócio e Os Novos Consumidores!

No primeiro documentário proposto pelo Prof.Donarte nos deparamos a imagem que está querendo ser passada para aqueles que o assistem, assim fazendo-o, nós alunos do ensino médio, já temos uma visão diferente daquilo que é representado diretamente ou até indiretamente de outros pontos de vista, para nós. No documentário Criança a Alma do Negócio podemos tomar o conhecimento de um ponto de vista proposto pelo próprio documentário, no qual que os jovens de hoje estão altamente influenciados pela mídia, assim levando eles a desconhecer tudo aquilo que a mídia(“esconde”) não mostra e eles.
No segundo documentário proposto, Novos Consumidores já é diretamente abordado qual a influencia do jovem em relação à família, se nesta estrutura familiar qual e o que mais influencia o jovem, tendo em mente esta resposta é mais um passo para se descobrir a forma consumista dos jovens assim podendo a prevalecer. Logo após uma pergunta que pode aproximar a sistema consumista dos jovens, qual o lugar que os jovens mais gostam, mais uma vez tendo a resposta desta pergunta, a maioria responde que são suas casas que é o lugar onde se sentem mais seguros e podendo ter a sua própria liberdade de fazer o que bem entende nela; Com base ao que foi dito por eles, aproxima o sistema consumista a pensar em métodos alternativos de venda focado na casa dos jovens e também é onde os jovens tem o contato mais próximo com a mídia.Nos dois documentários temos uma grande semelhança, os dois apresentam a dependência dos jovens sobre as tecnologias principalmente na área comunicativa, assim sendo o aparelho celular.Sem apenas ter a necessidade de se comunicar isto vai além, o celular já virou um meio de utilidades que a cada dia ultrapassa seus limites mas para que isso aconteça novos modelos devem ser criados e vendidos, cada vez mais atualizados e que para os jovens a necessidade de uma coisa nova tem de ser indispensável, mas se o jovem não possuir um aparelho celular, aquele novo modelo que todos tem? Só pela consciência implementada pela mídia aquele jovem influenciado por ela vai sim ter um certo momento de mal estar.
Por que então a estrutura destes jovens interessa tanto a mídia? É quase obvio que a mídia se interessa pelos lugares que os jovens freqüentam, com quem se relacionam, seus interesses em geral, tudo para que ao longo dos anos a mídia consiga acompanhar os jovens e assim que ela consegue acompanha-los,pensam como eles e pensando igual ao jovens ela a mídia vai descobrir em determinado tempo o que o jovem precisa e o que ele não necessariamente irá precisar.Ao tornar o consumismo do jovem controlado pela mídia a tendência é apenas continuar, a crescer assim como o vem fazendo.
A opinião de que tenho sobre tal assunto apresentado de uma forma diferente pelos dois documentários propostos é baseado nos meios que estão a nossa volta e que nos influenciam do jeito simples mas despercebidos por nós.Estas influencias podem mudar totalmente o jeito de uma geração apenas mantendo um único foco.Então quando percebermos de que esta influencia pode deixar de nos afetar(por nossa vontade de enxergar tudo de uma forma diferente) iremos ser transformados em pessoas diferentes, com um ponto de vista diferente, como este(se não estou enganado) que usamos para ter a possibilidade de analisar aquilo em nossa volta, no meio, todos os dias.

o formato publicitário

Ao longo do tempo os publicitários se deram conta de que a criança é o maior consumidor que poderia existir. Pois ainda é muito influenciável, e tudo o que vê nas propagandas quer, ou o que os seus amigos tem, ela também tem que ter.

Como que para ser aceita na sociedade, ou em um grupo de ''amigos'' tem que ter tal tênis, brinquedo, roupa e etc. Se fecha totalmente no ter ao invés do ser.

Crianças essas que deveriam estar descobrindo novas coisas e não sabem o nome de frutas ou animas, porém sabem nomes de marcas. Deixaram de ser crianças para ser único e exclusivamente consumidores. E muitas vezes ganham as coisas que pediram e acabam nem usando. Isso mostra que elas querem é ter, usar são outros quinhentos.Antigamente a menina era mãe da boneca, hoje a menina quer ser a boneca. E quando uma criança vive uma vida imaginária ela não amadurece.Esta certo que o trabalho dos publicitários é vender, porém atingiram o que a sociedade tinha de mais inocente, as crianças, que não tem uma opinião formada, não sabem discernir e com isso acabam de alguma forma prejudicando a infância dessa criança.Porém, não são só as crianças que são influenciáveis, adolescente em sua maioria também são. Mas há uma pequena diferença, a criança não sabe que esta sendo atingida por um bombardeio de propagandas, o jovem tem a plena consciência de que isto está acontecendo, e muita vezes até da dicas, para que os publicitários atinjam mais pessoas.O jovem hoje em dia vê a publicidade como sendo uma coisa pratica e sabe muito bem que o seu objetivo é o consumo. Porém há uma minoria que não aprova alguns tipos de publicidade, como aquelas janelas que abrem na sua internet sem você clicar em nada.Para eles, ou melhor para nós, para a mensagem ser boa, e surtir efeito depende muito de como ela esta sendo mostrada e divulgada, as vezes a propagando é muito boa, porém o modo como chega em nós, faz com que se torne ruim, e não demos atenção.Para uma propaganda ser realmente boa, precisa despertar em nós a curiosidade, algum modo que nos faça interagir, que seja inovadora, e que nos permita uma escolha.Os publicitários também levam para o lado afetivo dos jovens, tentando de alguma maneira, explorar esse lado sentimental para que o produto que estão vendendo, pareça uma coisa mais íntima.Que a publicidade esta em tudo que nos rodeia, isso é impossível negar, o que precisamos e saber discerni, o que é realmente necessário, e o que nos fará bem.