Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Os dois documentários são muito interessantes, um fala sobre a influência da mídia na vida das crianças, o outro, fala sobre como ou através de que a mídia chega até os jovens. Porém eu considero um pouco incompleto os documentarios, pois mostra só a parte da classe média para alta. acho que a mídia também chega e influencia as classes baixas, talvez até não chegue tanto por causa do dinheiro porém influencia, e muito. Pois hoje em dia, por causa dessas marcas de celulares e de roupas, muito gente morrendo por causa de um ténis "nike" ou por um celular de câmera.
O documentário "Criança, a alma do negócio", fala que no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. As indústrias descobriram que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, a mídia faz vários tipos de propagandas diretamente para as crianças estimulando-as ao consumo. E isso acaba resultando em crianças que, aos cinco anos de idade, já vão para a escola totalmente maquiadas e deixam de brincar de pega-pega porque estão de salto alto; que sabem todas as marcas de salgadinhos mas não sabem o nome de frutas e legumes; que sabem o marca de todos os celulares porém não sabem o que é uma minhoca. E com isso os comerciantes ficam com muito lucro, enquanto vão acabando com a infância dessas crianças.
Porém, penso que os pais dessas crianças também têm grande culpa nesse consumo todo. Pois todo pai ou mãe o que mais os deixa feliz é ver seu filho feliz, e ao invés de dizer não, eles acabam exagerando, dando tudo o que os filhos pedem criando assim, uma geração de super consumidores.
No documentário "Os novos consumidores", é feita uma pesquisa com jovens com média de 14 a 23 anos de idade, com o objetivo de saber como essa mídia de consumo chega até eles, porque (ou o que os leva) a querer ter aquele tipo de aparelho eletrônico, porque alguns deles não saem de casa sem seu aperlhos eletrônicos, qual a relação deles com seus pais (no caso só a mãe) e o que a mãe representa para eles.
No vídeo, mostra que todos tem a mãe como ídolo, dizendo que foi ela quem os criou sozinha e é quem da ajuda nos momentos difíceis. Em relação aos aparelhos eletrônicos, nenhum dos jovens entrevistados saem de casa sem seu celular, dizem que sem o celular não são nada. Bem, acho que é bem importante sair de casa com celular, mas o problema é que os celulares de hoje acabaram ficando muito modernos virando MP3, tirando foto e alguns servem até como computador. Na minha opinião isso está errado, pois as empresas de celulares chegaram num nível de tecnologia tão alto, que as pessoas acabaram esquecendo que o celular foi feito para poderem ligar ou receber chamadas se alguém quando estão fora de casa e não para navegar na internet.