Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Influência da Propaganda nas Crianças de Hoje

Em minha opinião, o documentário nos abriu os olhos para certas coisas que na maioria das vezes, estão do nosso lado e não somos capazes de perceber, como o fato de muitas vezes comprarmos alguns produtos muito mais pelos fatores aparência e marca, ao invés de priorizarmos a qualidade do produto.

Uma coisa muito importante que o documentário nos leva a perceber é a que ponto chegou a nossa sociedade, hoje em dia, os produtos têm o poder de tirar a inocência da maioria das nossas crianças, e ainda muitas vezes fazer com que deixem de ser o que são, ou seja, começam a seguir tendências da mídia, passam a seguir a “modinha” da hora e simplesmente deixam de serem crianças e assam a agir como adultos consumistas, e incrivelmente, conseguem direta e indiretamente, influenciar e consumir muito mais do que os adultos. Em outro lado disso tudo, ainda temos como envolver a questão da criminalidade, e toda a influência que marketing e a propaganda fortíssima têm sobre isso tudo, e podemos ver isto, a partir do momento em que um jovem que rouba um tênis, uma camiseta, um celular, ou coisas do tipo, não pelo fato de não possuir aquilo, mas sim pelo fato da marca daquele produto, porque se aquela pessoa não tiver aquele produto, ela provavelmente será excluída de alguns grupos sociais e lugares que só “admitem” pessoas que utilizem estes itens. Acredito que esta atitude seja ridícula, e mais do que isso, muito suja da parte de quem a comete, pois a partir do momento que realiza este ato, está julgando um ser humano, um ser da mesma raça, da mesma carne que todos nós somos feitos por causa de produtos materiais que acabam com toda e qualquer chance de se criar um vinculo por valores verdadeiros, e assim, cada vez mais vivemos no material, no artificial.

Alem de todas essas coisas, podemos incluir ainda a influência da internet em nossas vidas, que tem os seus prós e contras. Ao mesmo tempo em que ela nos concebe a velocidade das informações, e o fácil acesso a todos a muitos canais de interatividade e todos os outros benefícios. Mas, por outro lado, ainda temos os contras, pois apesar de todas as facilidades e agilidades, cada vez menos saímos de casa para se encontrar com os amigos, por exemplo, muitas pessoas preferem conversar pela internet do que pessoalmente, a comunicação esta cada vez mais “fria” e seguindo este caminho, a nossa sociedade esta cada vez mais fria, pois como dito antes, muitas pessoas já preferem a internet do que a vivencia, preferem o mundo virtual do que presenciar experiências que só teremos no momento em que estamos cm os nossos amigos, nossa família, e com todas as pessoas que realmente gostamos.

Em resumo, podemos concluir que a situação em que chegamos é absurda, e só tende a piorar, pois a cada dia que passa, o “espírito consumista” atinge mais as pessoas, e desse jeito, caminhamos para um futuro com cada vez menos convivência pessoal até mesmo entre nossos familiares, pois estamos cada vez mais preocupados em comprar, e se preocupar com coisas fúteis.

The manipulation

Observando atentamente todos os aspectos do primeiro vídeo, observamos que nos novos tempos as propagandas midiáticas televisivas são diretamente ou até indiretamente voltadas para uma subliminar manipulação das pequenas mentes acéfalas, desprovidas de vista criticam, não capazes de perceber o quanto são envolvidas neste contexto influenciador hoje percebido na publicidade brasileira.
Claudia Schroeder Coelho, bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – Biguaçu, comenta em um artigo encontrando na internet:
“A sociedade contemporânea possui uma grande característica que é a comunicação. Através dela as pessoas ficam sabendo as últimas notícias, acontecimentos, novidades sobre pessoas, produtos, serviços entre outros.
Outra característica marcante é o intenso desejo de consumir, seja por bens indispensáveis para sua subsistência como os indispensáveis e supérfluos. Contudo, para que a sociedade possa saciar o seu desejo consumidor necessita que ela tenha conhecimento sobre quais produtos ou serviços estão no mercado a sua disposição.
Esta tarefa é incumbida à publicidade. Entretanto, publicidade não é apenas informação, é persuasão. Ao veicular-se um anúncio publicitário não se espera apenas informar o consumidor, mas sim vender o que está sendo anunciado”

Este comentar confirma a idéia de que a mídia usa de diverso métodos para fazer com que o telespectador enseje o prazer e a necessidade ao consumo, como a autora mesma diz: na maioria das vezes por produtos fúteis. Essa ideia de manipulação pode ser vista no documentário a seguir, produzido por alunos do Colégio Marista Assunção.






Outro lado seria não só a mídia televisiva, mas, a encontrada em páginas da internet, games, panfletos de porta de colégio e etc, esta, que seria voltada ao publico jovem, não crianças, mas adolescentes. Nesse ramo poderíamos ver diversas formas de propagandas, no vídeo visto, vemos a comparação das mais adoradas e mais odiadas propagandas pelos jovens, e é perceptível como as propagandas que mais seduzem os adolescentes sem duvida é as encontradas em meios mais modernos, como “folders eletrônicos”, paginas de relacionamento e outros.
Termino concluindo que sem sombra de duvidas a mídia moderna é projetada para atingir os jovens e pessoas mais sucessíveis a indução do consumo, assim, ela molda uma nova tendencia de consumo a favor das grandes monopolizadoras. Essa ideia é melhor aprofundada no documentário já apresentado aqui no “blog”.