Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

domingo, 16 de maio de 2010

o formato publicitário

Ao longo do tempo os publicitários se deram conta de que a criança é o maior consumidor que poderia existir. Pois ainda é muito influenciável, e tudo o que vê nas propagandas quer, ou o que os seus amigos tem, ela também tem que ter.

Como que para ser aceita na sociedade, ou em um grupo de ''amigos'' tem que ter tal tênis, brinquedo, roupa e etc. Se fecha totalmente no ter ao invés do ser.

Crianças essas que deveriam estar descobrindo novas coisas e não sabem o nome de frutas ou animas, porém sabem nomes de marcas. Deixaram de ser crianças para ser único e exclusivamente consumidores. E muitas vezes ganham as coisas que pediram e acabam nem usando. Isso mostra que elas querem é ter, usar são outros quinhentos.Antigamente a menina era mãe da boneca, hoje a menina quer ser a boneca. E quando uma criança vive uma vida imaginária ela não amadurece.Esta certo que o trabalho dos publicitários é vender, porém atingiram o que a sociedade tinha de mais inocente, as crianças, que não tem uma opinião formada, não sabem discernir e com isso acabam de alguma forma prejudicando a infância dessa criança.Porém, não são só as crianças que são influenciáveis, adolescente em sua maioria também são. Mas há uma pequena diferença, a criança não sabe que esta sendo atingida por um bombardeio de propagandas, o jovem tem a plena consciência de que isto está acontecendo, e muita vezes até da dicas, para que os publicitários atinjam mais pessoas.O jovem hoje em dia vê a publicidade como sendo uma coisa pratica e sabe muito bem que o seu objetivo é o consumo. Porém há uma minoria que não aprova alguns tipos de publicidade, como aquelas janelas que abrem na sua internet sem você clicar em nada.Para eles, ou melhor para nós, para a mensagem ser boa, e surtir efeito depende muito de como ela esta sendo mostrada e divulgada, as vezes a propagando é muito boa, porém o modo como chega em nós, faz com que se torne ruim, e não demos atenção.Para uma propaganda ser realmente boa, precisa despertar em nós a curiosidade, algum modo que nos faça interagir, que seja inovadora, e que nos permita uma escolha.Os publicitários também levam para o lado afetivo dos jovens, tentando de alguma maneira, explorar esse lado sentimental para que o produto que estão vendendo, pareça uma coisa mais íntima.Que a publicidade esta em tudo que nos rodeia, isso é impossível negar, o que precisamos e saber discerni, o que é realmente necessário, e o que nos fará bem.

Um comentário:

  1. Texto muito, muito maduro!!!

    Palavra mais importante dele: discernir...
    Que reflitamos cada vez mais para termos isso: discernimento em nossas vidas e ações na sociedade...

    Grande abraço, cara Clara!!!!!!!

    Prof. Donarte.

    ResponderExcluir