Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Criança a alma do negócio

As crianças do mundo moderno ,não se importam mais com a boneca que vão ganhar no dia das crianças ,mas qual MP3, MP4,computador ou celular da marca mais moderna ou mais famosa irão ganhar. Esse tipo de comportamento com o passar de todos os anos ,fica cada vez pior, a criança acaba se tornando um produto da própria propaganda à qual eles próprios estão assistindo, a mídia está presente na vida deles desde pequenos, fazendo com que acabem se tornando uma criança muito consumista.
Na minha opinião quem acaba deixando as crianças dessa tal forma, são os próprios pais, pois não sabem dizer um NÃO e não impõe um limite para que isso acabe. Desse jeito os filhos acabam se torando superiores aos pais, que é uma vergonha para a sociedade , ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, com tudo tão prático, moderno e eficaz.
A parte que mais me deixou chocada foi quando questionaram as crianças sobre nomes de frutas e verduras, assim poucas crinças souberam responder, já quando mostraram só os símbolos das marcas de celulares, máquinas fotográficas, computadores e etc... todos os entrevistados estavam com as respostas na ponta da língua.
No vídeo "Os filhos da mãe" retrata sobre o comportamento dos adolescentes nessa fase da vida que estamos convivendo agora, com todo essa tecnologia avançada que muitas vezes trocamos por algum tipo de diversão ou ate mesmo o carinho e o consolo de uma mãe ou de um pai, tornando isso um vício e uma tremenda dor de cabeça para os pais que em casa estão aflitos e preocupados com o futuro dos filhos. No meu ponto de vista a internet é um bem muito bom mas ao mesmo tempo pode ser um mal para os adolescentes, trazendo sites interessantes e educativos.
No lado ruim da internet traz sites inadequados e de baixa qualidade. As festas do momento estão sempre "bombando" correria para comprar ingressos, arrumar dinheiro muitas vezes para comprar bebidas e outras coisa que podem fazer mal a saúde.
Conclui que após assistir os dois documentários a mídia está cada vez mais próxima de nós mesmo não percebendo isso, desse jeito as propagandas e símbolos entram em contato com o nosso modo de vestir, comer, beber, de se mostrar para a sociedade e até mesmo no nosso jeito de ser .

2 comentários:

  1. Alguns pontos que gostaria de comentar:

    i) as crianças, quando ganham uma boneca, como bem observou um dos sociólogos que deu a sua entrevista no documentário “Criança a Alma do Negócio”, não são mais mães: “não se é mãe da Barbie”, se é a própria Barbie... As bonecas são projeção do corpo, ou, melhor, de como a Mídia quer que o corpo seja...

    ii) o fato de as crianças não saberem mais os nomes das frutas, grãos e tubérculos, enfim, dos alimentos naturais, é causado também por uma Mídia que só propagandeia alimentos altamente calóricos e artificiais. Não sei se a culpa é dos pais que, estando num sistema como o que temos atualmente, são obrigados a trabalhar de Sol a Sol para garantir o sustento da família.

    iii) é extremamente importante nos darmos conta, como você faz em sua conclusão, de que somos, de certa forma, resultado de nosso meio social. Ou ainda, para ser mais preciso: que somos, de certa forma, influenciados pelo contexto social no qual estamos inseridos e que todo esse contexto é perpassado pela Mídia...

    Parabéns pelas idéias!!!

    Abração do prof.,

    Donarte.

    P.s.: Hehe! Quem escreveu este texto!? Não consta o nome do autor!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Santagada!!!
    Altere, por favor, este teu "Nome de Tela" para teu verdadeiro nome, se não, não poderemos saber que é você!!!
    Abraço,
    Prof. Donarte.

    ResponderExcluir