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quarta-feira, 19 de maio de 2010

The manipulation

Observando atentamente todos os aspectos do primeiro vídeo, observamos que nos novos tempos as propagandas midiáticas televisivas são diretamente ou até indiretamente voltadas para uma subliminar manipulação das pequenas mentes acéfalas, desprovidas de vista criticam, não capazes de perceber o quanto são envolvidas neste contexto influenciador hoje percebido na publicidade brasileira.
Claudia Schroeder Coelho, bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – Biguaçu, comenta em um artigo encontrando na internet:
“A sociedade contemporânea possui uma grande característica que é a comunicação. Através dela as pessoas ficam sabendo as últimas notícias, acontecimentos, novidades sobre pessoas, produtos, serviços entre outros.
Outra característica marcante é o intenso desejo de consumir, seja por bens indispensáveis para sua subsistência como os indispensáveis e supérfluos. Contudo, para que a sociedade possa saciar o seu desejo consumidor necessita que ela tenha conhecimento sobre quais produtos ou serviços estão no mercado a sua disposição.
Esta tarefa é incumbida à publicidade. Entretanto, publicidade não é apenas informação, é persuasão. Ao veicular-se um anúncio publicitário não se espera apenas informar o consumidor, mas sim vender o que está sendo anunciado”

Este comentar confirma a idéia de que a mídia usa de diverso métodos para fazer com que o telespectador enseje o prazer e a necessidade ao consumo, como a autora mesma diz: na maioria das vezes por produtos fúteis. Essa ideia de manipulação pode ser vista no documentário a seguir, produzido por alunos do Colégio Marista Assunção.






Outro lado seria não só a mídia televisiva, mas, a encontrada em páginas da internet, games, panfletos de porta de colégio e etc, esta, que seria voltada ao publico jovem, não crianças, mas adolescentes. Nesse ramo poderíamos ver diversas formas de propagandas, no vídeo visto, vemos a comparação das mais adoradas e mais odiadas propagandas pelos jovens, e é perceptível como as propagandas que mais seduzem os adolescentes sem duvida é as encontradas em meios mais modernos, como “folders eletrônicos”, paginas de relacionamento e outros.
Termino concluindo que sem sombra de duvidas a mídia moderna é projetada para atingir os jovens e pessoas mais sucessíveis a indução do consumo, assim, ela molda uma nova tendencia de consumo a favor das grandes monopolizadoras. Essa ideia é melhor aprofundada no documentário já apresentado aqui no “blog”.

2 comentários:

  1. Excelente!!!!!!! É disso que eu estou falando... Falar sobre persuasão midiática através de uma forma envolvente!!!!!!!
    Abração do prof.,
    Donarte.

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  2. uaeuae, valeu rapaz! abrass

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