Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

domingo, 23 de maio de 2010

O Cosumismo Infantil!!!!

Bom o professor Donarte colocou no blog da turma dois vídeos sobre o consumismo infantil e em geral, mas principalmente infantil. E propôs para nós fazermos um texto reflexivo sobre os dois e depois compará-los.
O primeiro vídeo “Criança a alma do negócio” tratava de mostrar para o mundo como é a “infância moderna”, mostra que uma criança prefere um celular do que um brinquedo, também mostra que as crianças (mais ou menos de dez anos) não sabem o nome de alguns animais mas sabem o nome de marcas de celular. Então o objetivo desse vídeo é mostrar como é o consumismo infantil do nosso cotidiano.
O segundo vídeo mostra a grande influência que é exercida nas crianças na mídia. Ela é a principal causadora dessa “sede” de consumir tanto. Mostra que a mídia é esperta nesse sentido por que sabem que as crianças gostam de comprar e usam elas nas propagandas de operadoras de celulares e outros produtos bastante usados pelas crianças.
Bom ao ver os dois vídeos e refletir sobre eles eu pude perceber que um vídeo liga o outro, por que fala diretamente sobre o consumo infantil tanto o primeiro quanto o segundo. O primeiro fala diretamente as crianças qual o tipo de criança, a faixa etária, o por que de tanto consumo, etc... O segundo se concentra apenas na influencia da mídia. Esses vídeos nos faz pensar bastante, por que nos no fundo vemos que elas gostam dessa vida, mas nos vendo sabemos que talvez as crianças no futuro possa ser muito dependentes da tecnologia avançada e esquece das pequenas coisas que nos faz bem. Podemos então dizer que elas serão robôs. Então eu concluí que como a mídia tem forte influencia no consumismo infantil será a maior “rede de informação” para as crianças, ela é quem vai dizer para as crianças, que celular é o que ta na moda, qual roupa que ta na moda e qual sapato que ta na moda. O objetivo da mídia além de ganhar bastante dinheiro com as crianças é no futuro conseguir acompanhá-las para que: ganhar mais dinheiro, então as crianças são tratadas como acessório de consumismo e o pior é que por causa da inocência delas vão querer serem iguais as modelos da televisão e revistas.

4 comentários:

  1. não era para postar o texto no máximo até sexta?

    ResponderExcluir
  2. ah, eu gostaria de sabe se poderia postar até domingo e teria feito um texto melhor no para postar no blog

    ResponderExcluir
  3. Caro Sartori,

    Relativamente à sustentabilidade, pergunto: (i) uma criança que não sabe o nome de um animal pode lutar pela conservação do mesmo!? (ii) Uma criança que não sabe o nome de um animal um dia chegará a saber que ele um dia existiu e que agora está em extinção!?

    Relativamente ao consumismo, pergunto: (iii) após sabermos sobre essas coisas estamos mais preparados para lidar com a Mídia hoje e no futuro!?

    Abraço do prof.,

    Donarte.

    P.s.1: esse blog foi feito para debatermos idéias, e não prazos de entrega de trabalhos, O.K.!?

    P.s.2: relativamente à grafia e à frase: “uma criança prefere um celular do que um brinquedo”... Não seria melhor: “uma criança prefere o celular ao brinquedo”!?

    ResponderExcluir