Cada vez mais informações vêm sendo abusivamente utilizadas para nos induzir a atos desnecessários, como é o caso da mídia e da publicidade, que se tornaram onipotentes dominando a sociedade. Juntamente a uma cultura consumista e competitiva, esse sobrecarregamento de informações que nos forma está nos levando cada vez mais ao lado surrealista da vida, um jeito diferente de ver e querer as coisas.
Comparando os dois documentários podemos observar o quanto as crianças mudaram com o passar das décadas. Ao assistirem TV se deparam com propagandas de produtos que mexem com suas emoções e desejos, e acabam por pedir aos pais o que lhes chamou a atenção, controlando indiretamente as compras da família. É preciso impor limites, porque, apesar da influência da TV, rádio e derivados, os pais devem educar as crianças cedo para criarem hábitos saudáveis de consumo, primeiramente avaliando as próprias atitudes e comportamentos, já que os pais são referência para as crianças.
Não é mais preciso que você pense para resolver algo, pois já existe uma solução, algum artigo pré-digerido. Basta comprá-lo e você terá acesso ao 'Novo Mundo'. Este mundo, surrealista, te levará à um não desenvolvimento e te acarretará em uma subjetividade de valores, valores que não deveriam estar presentes na vida dos adultos, e muito menos na das crianças.
Os jovens sabem o objetivo de uma propaganda, sabem do consumismo, e mesmo assim são atraídos por formatos atrativos e distrativos de propaganda, um formato “mais legal”. Já as crianças não têm esse discernimento, elas vão pelos sentimentos e emoções. Se uma menina assiste a uma propaganda onde um grupo de amigas aparece de sandálias, ela já imagina utilizar aquele produto com suas amiguinhas também. Cada vez mais mecânica, a sociedade distância o que na verdade era para ser aproximado.
No Brasil, assim como em outros países, deveria ser lei a proibição de publicidade na TV dirigida às crianças, já que a criança brasileira é a que mais assiste TV no mundo. Penso que temos de focaliazar em nossa essência, não deixá-la ir embora. Essa essência que digo é a nossa essência mais pura, infantil e inocente, a essência de querer brincar, de gostar de praia, de querer mais ar livre, sonhando com um mundo repleto de natureza e animais, e não com artigos tecnológicos, roupas, jogos e aparência física. A vida é muito melhor do que isso, sejamos simples, sejamos menos dependentes dessa publicidade que nos “insere na sociedade”.
"Poderíamos ser bem melhores se não quiséssemos ser tão bons"
Prezada Jaqueline,
ResponderExcluirque texto interessante! Com emoção, ele conseguiu rebater a falsa emoção que a Mídia tenta nos causar para que, cada vez mais, consumamos o que “eles” querem....
Muito bem!
Retornemos à nossa essência!!!!!!!!
Abração,
Prof. Donarte.
Muito bom seu texto sou jornalista e acadêmico de Direito, estou te pedindo autorização para comentar esse artigo em meu programa.
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