Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A influência da mídia aos novos consumidores

Assistir aos documentários “Criança, a alma do negócio” e “Novos consumidores” me surpreendeu muito. Fiquei impressionada com o mundo em que estamos vivendo hoje e com a “lavagem cerebral” que sofremos todos os dias. Não conseguimos assistir televisão, ler um jornal ou uma revista, ouvir música, sem a presença da mídia. Ela está em todos os lugares, nos “convidando” cada vez mais a consumir novos produtos. Esses produtos, na maioria das vezes, são inúteis para os consumidores, mas, levados pela mídia, compram.
É impressionante a influência da mídia na vida de crianças e adolescentes. Crianças conseguem identificar qualquer marca que lhes é apresentada, mas na hora de identificar uma simples minhoca, não conseguem. Adolescentes não desgrudam um único minuto de seus celulares, e as relações interpessoais estão cada vez mais raras. O mundo está se tornando cada dia mais consumista, mais capitalista, e para quem já nasceu com essa cultura consumista, crianças e jovens de hoje, é normal querer um produto que está sendo anunciado na televisão mas que esse consumidor não sabe sequer sua utilidade. A mídia nos leva a querer coisas inúteis para nós, muitas vezes para se exibir para a sociedade, que dita certa moda que todos devemos seguir para sermos “aceitos” nessa sociedade. Será que isso é o que realmente importa? Ou devemos nos preocupar com nós mesmos e consumirmos somente o que for necessário?
Quando acabei de ver os vídeos comecei a refletir e cheguei à conclusão de que, realmente, estamos sendo cada vez mais influenciados pela mídia. Eu como jovem, me identifiquei com alguns depoimentos cedidos ao segundo documentário, “Novos consumidores”, pois sou adolescente e forte consumidora. Lembrei dos excessos que cometo nas minhas idas ao shopping, as compras desnecessárias, as horas perdidas. Acabei conluindo que eu, assim como a maioria dos meus amigos, estou me tornando uma consumidora que alimenta cada vez mais esse mercado que não para de crescer. Mas, como já citei neste mesmo texto, o mundo está cada vez mais consumista, e essa cultura de consumo instalada na sociedade está cada dia mais forte e continua se fortalecendo a cada vez que fazemos uma compra e está cada vez mais difícil convencer a sociedade que o consumo não é o mais importante.

Um comentário:

  1. Cara Laura,
    Muitas coisas importantes estão no teu texto. Ele é sincero, realista e mostra uma tomada de consciência!
    Assim, a respeito dele, gostaria de fazer apenas uma pergunta: como fazer para que não “percamos tantas horas” fazendo coisas sem sentido e procurando coisas sem valor!?
    Continuemos a pensar, afinal, estamos nos formando e queremos ser cada dia melhores!!!!!!!
    Abração do prof.,
    Donarte.

    ResponderExcluir