Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Publicidade&Consumidores

Na minha opinião o documentário "criança a alma do negócio", mostra como a sociedade em si está pensando quanto a publicidade as crianças e qual a sociedade que está se criando, fazendo com que as crianças sejam extremamente consumistas e deixem de brincar e a aproveitar a sua infância para ir para shopping compra roupas, maquiagens, vídeo games em vez de brincar com os amigos de brincadeiras de crianças.
Mostra também, o quanto os pais em si são comandados pelos filhos, pois tudo o que os filhos pedem ou imploram, os pais acabam cedendo e até mesmo se individando para ceder as suas vontades e a criança acaba por muitas vezes nessas horas não conhecendo os seus limites e não aprendendo a ouvir um "não" como resposta. Porém pelos pais serem "comandados" pelos desejos implantados nos filhos, eles acabam sendo comandados também pela publicidade, porque são os comerciais de televisão que fazem a cabeça das crianças, que consecutiva mente fazem a cabeça dos pais.
Isto tudo mostra que o foco em si são as crianças e que consequente mente daqui a uns 10 anos, quando estas crianças se tornarem adolescentes, quase adulto iremos viver em uma sociedade muito mais consumistas do que hoje em dia, caso não houver leis e restrições contra as propagandas direcionadas para as crianças.
Hoje em dia da cada vez mais da para se perceber que os publicitários, não miram como seu foco principal os adultos, mas sim as crianças e adolescentes de uma maneira que não tem como escapar, é em televisão, rádios, internet e até mesmo nas saídas dos próprios colégios indo distribuí flyers, coloca cartazes nos colégios, sempre divulgando algo mirando os adolescentes e o bolso de seus pais. Porém quanto mais o jovem consome, mais ele quer, mas a maioria quer sempre é "andar na moda" te as roupas de marca, andar como todos para não ser diferente, mas ser igual.
A publicidade em si hoje em dia é ela que busca o jovem, ele pode estar em casa fazendo nada, mas lá é o lugar onde ele recebe a maior quantidade de mensagens publicitárias, trazendo inovações e fazendo com que o jovem se interesse e preste atenção naquele produto em que esta sendo anunciado e quanto a isso, milhões de pessoas pelo mundo inteiro compram as coisas sem ter necessidade delas, compram apenas por ter mais tecnologia, por ser mais moderno e acabam colocando o produto que tinha antes, num lixo ou deixando até mesmo num canto sem ser utilizado, depois vindo outro produto mais moderno e la vai novamente o consumidor, consumir e colocando o outro produto de canto também. Isso se deve a boa propaganda, que acaba sendo a que passa vontade de possuir o produto, pois é uma propaganda inteligente, você sabe do que se trata e entrar em um contexto diferenciado, algo fora do normal, já previsto pelo próprio consumidor.
Após ver os videos solicitados, cheguei a conclusão de que realmente o mundo está cada vez mais consumi tá, pensando apenas em comprar, comprar e comprar não importa mais em quantas vezes vai da para fazer o produto, em quantas prestações, quanto mais prestações houver maior o consumo porque o consumidor, mesmo se enchendo de dividas, só quer consumir e isso acontece por tudo quanto é lugar principalmente em shoppings, todos dias lotados com muitas pessoas consumindo produtos que realmente não a necessidade, consome apenas por consumir e a midia tem um grande papel nisso por ser a principal causa, da sociedade estar assim hoje e isso acaba fazendo com que as pessoas se prejudiquem tanto financeiramente quanto pessoalmente porque o tempo que perdem consumindo é o tempo que podiam estar desfrutando de seus familiares e pessoas que gostam ao invez de estarem se enganando achando que estão felizes consumindo, mas num futuro próximo estarão tristes por estarem influenciando na sociedade de hoje fazendo com que seus filhos passem pelo mesmo ou até coisas piores.

2 comentários:

  1. Prezado Pedro,
    É justamente em virtude das muito bem constatadas percepções que você externa em seu texto que estamos nos preparando para sermos menos ingênuos frente a Mídia!!!
    Abração,
    Prof. Donarte.

    P.s.: só para repetir uma constatação sua: consumir não traz a felicidade, embora a Mídia diga que quem tem o que quer é feliz. Por conseqüência, o dinheiro (que permite que se tenham praticamente todas as coisas materiais) não traz de fato, como diz o ditado, a felicidade, não é mesmo!?

    Então:

    i) “não convém ao homem que ele tenha tudo o que ele quer” (Heráclito)!?
    ii) as coisas que trazem a felicidade não são coisas!?

    ResponderExcluir
  2. O que traz felicidade não são coisas materiais, mas sim sentimentais como afeto, amor, carinho e esses tipos de sentimentos. As coisas materiais trazem uma felicidade criada pela mídia, porque quando somos bebês, brincamos com nossos brinquedos, porém somos felizes sem eles do mesmo jeito.

    ResponderExcluir